Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Esporte e Lazer

Início do conteúdo

Revelação do tênis de mesa, Victoria Strassburger leva o nome do esporte gaúcho para o mundo

Número 1 do ranking nacional Absoluto A e Juvenil 2022, a jovem de 17 anos começou em torneios apoiados pela SEL

Publicação:

Secretário Danrlei de Deus recebe Victoria Strassburger e o treinador Jorge Fanck
Secretário Danrlei de Deus recebe Victoria Strassburger e o treinador Jorge Fanck - Foto: Chico Santana / SEL
Por Mariana Xavier

A jovem mesatenista gaúcha Victoria Strassburger vive grande momento no esporte, com medalhas em grandes eventos e convocação para o Time Brasil. Com apenas 17 anos, ela é a número 1 do ranking nacional Absoluto A e Juvenil 2022 e trabalha rumo à profissionalização no esporte. Neste momento, está embarcando com o time da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) para o Campeonato Sul-Americano Adulto de Tênis de Mesa, em Lima, no Peru, que será disputado de 05 a 11 de junho. Antes da viagem, Victoria, seu treinador Jorge Fanck e seu pai foram recebidos pelo secretário do Esporte e Lazer, Danrlei de Deus, e o presentearam com o uniforme da FTMRS (Federação de Tênis de Mesa do Rio Grande do Sul). 

Victoria começou com 11 anos em um projeto social da prefeitura de Ivoti, o PLUG, com o professor Jorge Fanck. Depois, passou a treinar também no turno da noite na Colônia Japonesa com o professor Paulo Tanaka. A partir da percepção do talento da menina, veio a necessidade de aumentar sua carga horária de treinamento e, então, Victoria passou a treinar também na Ginástica de São Leopoldo e na Sogipa de Porto Alegre, clube que representa atualmente.

Importância dos Jogos da Juventude

A atleta participou dos Jogos Nacionais da Juventude em 2018 (prata por equipes), em 2019 (bronze individual, por equipes e duplas mistas) e, em 2022, foi ouro individual e prata por equipes nos Jogos
Nacionais da Juventude de Aracaju - competições em que a Secretaria do Esporte e Lazer atua no apoio dos atletas gaúchos participantes.
 

 Os jogos escolares são sempre uma experiência incrível, porque tem gente de todo lugar ali que te conhece, que troca experiências. Muitos não tem tantas condições quanto temos aqui e às vezes a gente não valoriza, né?  Então foi um campeonato muito prazeroso de jogar e bem divertido, conta Victoria. “Nos Jogos da Juventude de Aracaju, eu também tive que lidar com favoritismo pela primeira vez, então, querendo ou não, foi mais um passo na minha trajetória. Aprender a lidar com a pressão e saber que eu era favorita. Todo mundo queria me ganhar, sabe? E passar por isso também foi bem bom para ganhar experiência,” complementa a atleta. 

 De Ivoti a Porto Alegre: rotina de treinos puxada

Logo depois dos Jogos da Juventude do ano passado, ela competiu nos Jogos Sul-Americanos Adultos em Assunção, conquistando o bronze por equipes. Vem obtendo, também, ótimos resultados nacionalmente e terminou o ano de 2022 como primeira do ranking brasileiro juvenil sub-19 e primeira do Absoluto A, que é o adulto. Durante as férias escolares, fez um intercâmbio na França, onde teve contato com vários atletas e reforçou seus objetivos: quer seguir no tênis de mesa, representar o Brasil em competições oficiais e disputar os Jogos Olímpicos.   

A rotina diária de Victoria é bastante puxada. Para chegar ao centro de treinamento, a atleta viaja cerca de 50km desde Ivoti, município onde mora, até a capital Porto Alegre, onde treina na Sogipa. No clube, ela faz quatro horas diárias de treinos de tênis de mesa e mais uma hora de academia. Está no terceiro ano do ensino médio e, apesar das dificuldades, concilia escola e esporte.  

SEL presente nos eventos esportivos

A Secretaria do Esporte e Lazer (SEL) propicia a participação dos atletas gaúchos em eventos esportivos como os Jogos da Juventude por meio de incentivos financeiros oriundos da Lei Pelé. Recursos esses que são aplicados nas despesas com o transporte e confecção de camisetas padronizadas para as equipes, por exemplo.

A SEL organiza também o Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul (Cergs), que é uma seletiva para os Jogos Escolares da Juventude, evento nacional realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro. Outro evento de base também organizado pela SEL é o Campeonato Paradesportivo Estudantil do Rio Grande do Sul (Paracergs), que é uma seletiva para as Paralimpíadas Escolares, evento nacional realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. 

Victoria no campeonato TMB Platinum
Victoria no campeonato TMB Platinum - Foto: Divulgação Victória Strassburger
 

Secretaria do Esporte e Lazer