Sancionado o PL que reduz a contrapartida das empresas que financiam projetos do Pró-Esporte RS

Secretário em exercício da SEL  Jaderson Maretoli, participou do ato de assinatura que sancionou o PL 01/2020
Secretário em exercício da SEL, Jaderson Maretoli, participou do ato de assinatura que sancionou o PL 01/2020 - Foto: Divulgação SEL

Nomes representativos do esporte gaúcho e brasileiro, medalhistas olímpicos e donos de títulos mundiais, prestigiaram o ato de assinatura dos Projetos de Lei do Reforma-RS, sancionados pelo governador Eduardo Leite, nesta segunda-feira (17), no Palácio Piratini. Dentre os projetos está o PL 01/2020 que faz alterações no Sistema Estadual de Apoio e Incentivo a Políticas Estratégicas (Sisaipe) e reduz a contrapartida das empresas que financiam projetos do Pró-Esporte RS, de 25% para 10% e 5%, percentuais esses que são destinados ao Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Feie).

O secretário em exercício do Esporte e Lazer, Jaderson Maretoli, também participou do ato de assinatura que sancionou o PL 01/2020, que dispõe sobre o Pró-Esporte RS. Maretoli destacou que essa é uma conquista histórica para o esporte esperada há oito anos, onde quem vence é a população. "Concordamos com o governador Eduardo Leite, que destacou em seu discurso que essa redução fomenta o esporte. Porém o mais importante é que traz mais qualidade de vida para a população que também ganha em educação e saúde", afirmou.

Seis entidades esportivas presentearam o governador Leite com camisetas e bola em agradecimento - Foto: Divulgação SEL

Dentre os vários representantes do desporto gaúcho, estiveram presentes o judoca da Sogipa, Alex Pombo (atleta olímpico da Rio 2016); o diretor de Natação do Grêmio Náutico União, Gustavo Torres;.e o 1º vice-presidente da Sogipa, Renato José Borgatti Garcia. Também integrantes da Associação dos Deficientes Físicos do Alto Uruguai (Adau); Clube Esportivo e Recreativo Atlântico de Erechim; Associação Nova Esportes Recreação e Lazer (Anerel); Associação Teutoniense de Futsal, Bento Gonçalves Futsal (BGF); Associação Desportiva e Cultural dos Vales (Adesva); Associação Ciclística Vale do Sinos (Acivas); Central Única das Favelas (CUFA-RS); Federação Gaúcha de Futsal (FGFS); Federação Gaúcha de Motos; Brasil de Pelotas Futsal; Associação Lajeado de Futsal (Alaf); Vila Nova Porto Alegre e outras.  Ainda o  secretário da Cultura, Esporte e Lazer de Lajeado, Carlos Reckziegel.

Para o vice-presidente da Adau, Aldecir Antônio Vicensi, a redução no percentual da contrapartida das empresas de 25% para 10% e 5%, vai favorecer a captação e a parceria entre empresa e associação.”Com essa diminuição do percentual se cria uma esperança e um entendimento que tanto as patrocinadoras como as entidades esportivas, no nosso caso paradespotivas, consigam alavancar os projetos”, ressaltou Vicensi.

O atleta Roberto Leite Rodrigues Júnior, que obteve cinco medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Ciclismo em 2019, e possui apoio do Pró-Esporte RS, afirmou que a redução é muito importante para as entidades conseguirem desenvolver seus projetos. “Com o percentual de contrapartida de 25%, se percebe uma dificuldade maior para conseguir financiamento das empresas patrocinadoras. A partir de agora com os 10% e 5%, vai se tornar viável captar esses recursos com as empresas, principalmente para o esporte amador”, salientou ele.

O presidente da Adesva, Gilberto Ouriques, disse ser fundamental a redução. “ Pois uma das maiores dificuldades na hora da captação é justamente o patrocinador ter que arcar com o percentual de 25%. O que muitas empresas consideravam pesado. Os 10% e 5% da contrapartida vai facilitar mais investimentos nos projetos esportivos das associações”, complementou.

Após a publicação da lei, o Estado tem o prazo de 90 dias para a regulamentação do decreto. Na sequência, será publicada uma nova Instrução Normativa que vai estabelecer as regras de funcionamento do Pró-Esporte RS LIE.