Secretaria do Esporte e Lazer anuncia reabertura do Cete à comunidade esportiva

Retorno é realizado de forma gradual com a liberação da pista de atletismo aos usuários do espaço localizado em Porto Alegre

Centro Estadual de Treinamento Esportivo
Centro Estadual de Treinamento Esportivo - Foto: Divulgação SEL

A Secretaria do Esporte e Lazer (SEL) informa que o Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete) está reaberto ao público para atividades esportivas a partir desta segunda-feira (08). Localizado no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, o complexo estava sendo utilizado, desde 3 de maio, diante do estado de calamidade em todo o Estado, como abrigo para atingidos pelas enchentes e também como ponto de recebimento e distribuição de doações.

Com a desativação do abrigo que era gerido pela Prefeitura de Porto Alegre, a Secretaria do Esporte e Lazer começou a preparar o retorno gradual das atividades tradicionais do espaço administrado pelo governo do Estado. A pista atlética é o primeiro local liberado para uso dos frequentadores. Por enquanto, a pista externa de caminhada segue sem acesso. Em breve, também está prevista a retomada dos projetos sociais nos ginásios poliesportivo, de lutas e de ginástica, voltando a beneficiar mais de 800 jovens de escolas públicas.

Além de abrir o Cete para receber mais de 300 pessoas nesse período de calamidade, a Secretaria do Esporte e Lazer apoiou os abrigados com atividades de recreação para centenas de crianças em parceria com entidades esportivas. O complexo também se tornou um grande centro de recebimento e distribuição de doações, alcançando a marca de 400 toneladas de suprimentos repassados a necessitados de mais de 30 municípios, entre alimentos, roupas, cobertores, materiais de limpeza e produtos de higiene, por vias terrestre e aérea, com a ativação de um heliponto na pista atlética.

"Foram dois meses em que o nosso foco foi exclusivo em ajudar. Nos dedicamos intensamente em apoiar os administradores do abrigo e, sobretudo, em liderar uma logística de doações que ajudou milhares de gaúchos necessitados", explica o secretário do Esporte e Lazer, Danrlei de Deus. "Agora, com a desativação do abrigo, entendemos que chegou o momento de voltarmos a contemplar o público do esporte que tanto gosta e prestigia o Cete. Além disso, temos oficinas esportivas e atletas de alto rendimento que treinam no Cete e precisam retomar suas atividades", complementa o titular da pasta.

CETE

Rua Gonçalves Dias, 700