Secretaria do Esporte e Lazer e Ministério da Cidadania buscam aperfeiçoar o funcionamento da Lei de Incentivo ao Esporte
Publicação:

A Lei de Incentivo ao Esporte do Rio Grande do Sul (LIE-RS) foi um dos temas abordados durante o encontro virtual, nesta sexta-feira (21/8), entre o secretário do Esporte e Lazer, Francisco Vargas, juntamente com sua equipe técnica, e o diretor do Departamento de Incentivo e Fomento ao Esporte (Dife) da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Leonardo Castro.
Durante a conversa, Castro falou da importância de incentivar o esporte e a necessidade de conhecer o processo de cada Estado que já tem a lei de incentivo. “Estamos procurando boas práticas para saber em que podemos melhorar. O nosso objetivo é trocar experiências, avaliar novas metodologias e analisar o que podemos aprimorar nos dois lados. Isso é muito importante para o nosso desenvolvimento, precisamos estar em constante evolução”, afirmou.
O gestor mencionou ainda que, atualmente, todos os projetos inscritos no Sistema de Lei de Incentivo ao Esporte (SLI) são avaliados no mesmo dia, fazendo com que o Dife não tenha um projeto pendente para análise. “O nosso objetivo é que todos os projetos que recebermos em 2020, sendo aprovado, possa começar a captar ainda neste ano. Mas queremos mais. Queremos essa parceria com todas as secretarias estaduais do país. Se trabalharmos em conjunto com certeza conseguiremos atender um número bem maior de atletas”, acrescentou Castro.
A diretora de Fomento da Secretaria do Esporte e Lazer (Sel), Caroline Montagnier Eskenazi, explicou o funcionamento da Lei de Incentivo Estadual e ponderou questões relacionadas ao Pró-Esporte. “É muito importante essa troca, é uma construção coletiva”, afirmou.
Para o secretário Vargas, é importante essa interação para aprimoramento do sistema e aplicação da lei de incentivo ao esporte tendo como referência o que é praticado pelo governo federal. “Estamos aqui para fomentar o esporte e fazer com que chegue a um maior número de pessoas. É o nosso trabalho disponibilizar ferramentas de fácil acesso, com rápido retorno a aqueles que vem buscar junto ao Estado os benefícios da Lei de Incentivo”, afirmou Vargas.
Também participaram do encontro virtual a secretária adjunta, Alexandra Palkewich, e o chefe de gabinete, Antônio Carlos Pereira.