Secretário Danrlei apresenta Plano Estadual do Esporte e Lazer ao governador Leite

Danrlei de Deus entrega Plano Estadual do Esporte e Lazer ao governador Eduardo Leite - Foto: Itamar Aguiar

O secretário do Esporte e Lazer, Danrlei de Deus, esteve reunido, na tarde desta quinta-feira (30), com o governador Eduardo Leite e o chefe da Casa Civil, Artur Lemos Junior, no Palácio Piratini. Durante o encontro, foi apresentado o Plano Estadual do Esporte e Lazer, que tem como objetivo traçar metas e diretrizes para os próximos dez anos na área esportiva do Estado, com ações focadas em educação, inclusão, saúde, lazer, rendimento e alto rendimento.

O Plano Estadual do Esporte e Lazer, elaborado pela Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), foi construído a partir das conferências regionais e da Conferência Estadual do Esporte e Lazer, que ocorreu em agosto de 2021, quando foram apresentadas as demandas do segmento esportivo de cada região do RS. A partir dessas sugestões foi formatada uma minuta, que foi aprovada pelo Conselho Estadual de Esporte do RS (Ceers).

Na oportunidade, Danrlei explicou, ao governador Leite, que a melhoria para o segmento esportivo, com o plano se transformando em lei estadual, vai possibilitar a valorização do esporte do RS pelos próximos dez anos. Destacou o titular da SEL, que os principais pilares são a valorização do profissional de Educação Física como ministrante das práticas esportivas, viabilizando a iniciação esportiva com qualidade; o investimento em estruturas escolares, de forma a fomentar a prática do esporte desde à base; e o foco na saúde e no lazer, de maneira a proporcionar à sociedade locais públicos que possam ser utilizados com segurança para a prática esportiva.

“O Plano Estadual do Esporte e Lazer foi construído a muitas mãos e atende às necessidades de todas as regiões do nosso Estado. Sobretudo, atende às demandas das entidade esportivas gaúchas. Será uma marco extremamente importante na história do RS, um legado para os próximos 10 anos na área do esporte”, afirmou o secretário durante o encontro.

Na ocasião, o governador Eduardo Leite informou que encaminhará o projeto amanhã (01/10) para protocolo na Assembleia Legislativa do Estado para posterior tramitação. Leite destacou a importância de uma política pública para a área do esporte que atravesse governos e gestões: "É um mecanismo para que possamos ter uma política pública consolidada em lei, que atravesse governos e nos faça avançar em todas as frentes relacionadas ao esporte, desde o que ele promove de inserção social e hábitos saudáveis para a população, até o esporte de alto rendimento e os incentivos para os atletas que cumprem a relevante função função de inspirar a nossa juventude"

Outras melhorias são previstas com o Plano Estadual do Esporte e Lazer, como a possibilidade de que 80% dos alunos da Educação Básica estejam matriculados em escolas com acesso à infraestrutura esportiva e que pratiquem atividade física, ao menos, três vezes por semana. Também propõe que todas as novas escolas construídas tenham, no mínimo, uma quadra poliesportiva e que sejam destinadas verbas para academias ao ar livre, pistas de caminhada e ginásios esportivos. A inclusão se faz presente nas 5 diretrizes existentes no plano, desde ter uma cadeira no Conselho Estadual do Esporte e Conselho Municipal do Esporte até ações de acessibilidade aos espaços públicos destinados à prática esportiva.