Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Esporte e Lazer

Início do conteúdo

Secretário João Derly e cônsul do Japão presenteiam clubes e associações com polígrafo “All Japan Judo Federation”

Publicação:

Poligrafo que difunde as práticas de judô é entregue para sete entidades gaúchas dessa modalidade
Poligrafo que difunde as práticas de judô é entregue para sete entidades gaúchas dessa modalidade - Foto: Divulgação SEL

O Secretário do Esporte e Lazer, João Derly e o cônsul do Japão em Porto Alegre, Takashi Kondo, entregaram , nesta quarta-feira (14/08) , o polígrafo “All Japan Judô Federation” (As Instruções Básicas do Judô) para representantes de associações e clubes gaúchos. 

Durante a entrega, que também contou com a presença de alguns atletas e do presidente da Federação Gaúcha de Judô, Cesar Cação, o secretário salientou a importância de materiais que auxiliam a difundir e aprimorar as práticas do judô. "Esse material é maravilhoso, escolhemos presentear algumas entidades representativas para que eles não só utilizem, mas também repassem o conhecimento adquirido”, avaliou Derly.

O cônsul Takashi afirmou que o objetivo principal é difundir os conceitos das artes marciais. “ Queremos divulgar e estimular a prática do judô e de outras artes marciais. Gostaria de ver outros atletas seguindo os caminhos percorrido pelo secretário Derly ". Takashi ainda ressaltou que o embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, esteve em Porto Alegre e manifestou intenção de difundir a prática do judô nas escolas brasileiras, durante reunião realizada com o governador Eduardo Leite. E complementou que as artes marciais ainda podem auxiliar na melhoria da segurança pública uma vez que desenvolvem senso de valores e de disciplina entre crianças e jovens.

A atleta do Grêmio Naútico União, Eduarda Vaz Rosa agradeceu a iniciativa “ esse material nos auxilia a repassar conhecimento para jovens e crianças, difundindo ainda mais as técnicas e benefícios do judô, será muito útil”, afirmou a judoca.

Os exemplares que vieram do Japão foram doados pelo consulado às seguintes entidades:

Associação de Judô GABA ( São Leopoldo)
Associação Sol Nascente de Judô (Assonaju/ Encruzilhada do Sul)
Associação de Judô Santa Cruz do Sul ( AJUSC/Santa Cruz do Sul)
Grêmio Naútico União (GNU/Porto Alegre)
Grêmio Naútico Gaúcho (Porto Alegre)
Recreio da Juventude (Caxias do Sul)
Sociedade Ginástica de Porto Alegre (Sogipa/Porto Alegre)

 

Secretaria do Esporte e Lazer