SEL anuncia data da Conferência Estadual do Esporte e Lazer – Polo Caxias do Sul

Secretaria do Esporte e Lazer - Foto: Divulgação SEL

A  Conferência Estadual do Esporte e Lazer 2020/2021 - Polo Caxias do Sul, acontecerá no dia 9 de março, no Ginásio Vascão, sede da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel). O encontro, que irá ser transmitido pela TVE e pelos canais da secretária no Facebook e Youtube, será composto pelas regiões Amesne, Amucser, Amvat, Amserra, Amvarp, Amasbi.

A data foi divulgada durante reunião, na última sexta-feira (05), com a secretária adjunta da Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), Alexandra Palkewich, juntamente como diretor de Fomento (Defom), Jacó Schaumloeffel; o coordenador da Assessoria Técnica (Astec), Marcelo Gigoski; com a presidente do Conselho Municipal do Desporto de Caxias do Sul (CMD), Carla Pretto.

Nesta edição, o evento ganhará um novo formato, passando a ser semipresencial, onde cada município das regiões poderão ter um representante presencial para debater os temas da sua cidade.
Outra novidade, anunciada pelo coordenador da Astec, é que a conferência acontecerá em dois turnos.

Na parte da manhã, será realizado o curso de capacitação de projetos para o Pró-Esporte, ministrado pela equipe do Defom, para todos aqueles que têm interesse em buscar o incentivo do Estado. No período da tarde, acontecerá a Conferência Regional.

“É um passo muito importante que daremos para o que chamamos de novo normal. Tomaremos todos os cuidados necessários de distanciamento e protocolos de saúde. A presença e deliberação com os representantes é muito importante para nosso objetivo final, que é a formatação do nosso tão sonhado Plano Estadual do Esporte e transformá-lo na Lei Estadual do Esporte”, afirmou Gigoski. “A capacitação do Pró-Esporte, também, é uma importante conquista, meu agradecimento em especial ao novo diretor de Fomento, Jacó Schaumloeffel, que nos deu todo apoio e subsídio para essa realização”, finalizou.

A região de Caxias do Sul, será a terceira, das seis regionais a realizar a sua conferência, onde serão abordados os seguintes eixos temáticos: Esporte Educacional, de Rendimento e de Participação (esporte escolar, esporte universitário, esporte de rendimento e esporte de participação). Paradesporto e Idosos (manifestação esportiva e lazer do paradesporto, paradesporto escolar, paradesporto de rendimento e jogos dos idosos

Seguido pela região de Santa Maria, composta pela Amcentro e Amfro e Erechim, região composta pela Amau, Ampla, Amaja, Amunor e Amzop. A etapa estadual da conferência, acontecerá em junho e reunirá todas as demandas regionais discutidas nas etapas anteriores para compor a redação final, transformando seus resultados em um projeto de lei do esporte no Estado.

Associações das próximas regionais da Conferência Estadual do Esporte e Lazer

Caxias do Sul