Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Esporte e Lazer

Início do conteúdo

Apoiada pela SEL, delegação gaúcha tem conquistas importantes nos Jogos Escolares Brasileiros 2024

Delegação de 245 pessoas conquistou várias medalhas na competição

Publicação:

Renata B.Moreira, ouro nos 50m e 100m costas
Renata B.Moreira, ouro nos 50m e 100m costas - Foto: Divulgação FDE-RS
Por Mariana Xavier

Apoiada pela Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), a delegação do Rio Grande do Sul conquistou resultados importantes nos Jogos Escolares Brasileiros – (JEBs) 2024, que aconteceram em Recife, Pernambuco, do dia 20 de setembro a 3 de outubro. A competição reúne anualmente estudantes-atletas de 26 estados e do Distrito Federal.   

Desta vez, a delegação gaúcha foi composta por 245 integrantes, sendo 213 atletas e 32 técnicos e dirigentes divididos em 16 modalidades: atletismo, atletismo adaptado, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. Os atletas do RS foram selecionados por meio do Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul (Cergs), organizado pela Secretaria do Esporte e Lazer. 

A SEL novamente financiou o transporte dos estudantes, além de ter fornecido os uniformes da delegação por meio de recursos oriundos da Lei Pelé. Neste ano, o governo do Estado firmou uma parceria com a Federação do Desporto Escolar do Rio Grande do Sul (FDE-RS), possibilitando a viagem dos estudantes-atletas, além do suporte necessário à delegação gaúcha. 

A delegação gaúcha conquistou diversas medalhas na competição. A equipe do judô ficou em segundo lugar na pontuação geral por equipe e os judocas Arthur Bonato e João Marcelo Machado foram ouro nas categorias 48 quilos e 58 quilos, respectivamente.  

O time do Colégio Mauá em primeiro lugar no basquete feminino
O time do Colégio Mauá em primeiro lugar no basquete feminino - Foto: Divulgação FDE-RS
No taekwondo, foram duas medalhas de ouro para os atletas Luis Fabrício e Cristian Soares, além do terceiro lugar geral tanto no feminino quanto no masculino. Na Natação, a atleta Renata Moreira conquistou o ouro nos 50m e 100m costas, quebrando o recorde da competição em ambas as provas. 

No atletismo, foram muitas medalhas conquistadas, e duas medalhas de ouro classificaram os atletas para o Sul-Americano. Nos 2000 metros rasos, Emanueli Maira Hein, no feminino, e Ezequiel Dias de Oliveira, no masculino, conquistaram os primeiros lugares. Emanueli também é atleta da Associação Noroeste Runners (ANR-Ijuí Atletismo), projeto com financiamento do Pró-Esporte-RS. 

Já no basquete feminino, o time do Colégio Mauá de Santa Cruz do Sul ficou em primeiro lugar na série prata, enquanto no ciclismo o RS subiu ao pódio pela primeira vez, com a prata conquistada por Guilherme Boeira. A equipe gaúcha do ciclismo masculino também pontuou, ficando com o bronze no resultado geral por estados.  

A vitoriosa delegação gaúcha retornando ao RS
A vitoriosa delegação gaúcha retornando ao RS - Foto: Divulgação FDE-RS
Os paratletas gaúchos também tiveram destaque no JEBs: Herick Galski foi medalha de prata na série bronze do salto em distância e Letícia Marques foi bronze na série bronze no salto em distância adaptado.  

Este ano foram mais de 9 mil pessoas envolvidas na competição, entre atletas, técnicos, dirigentes, voluntários e árbitros, que representam 2223 instituições de ensino, sendo 1409 públicas e 814 privadas. 

Entre os técnicos da delegação gaúcha, estavam grandes nomes do esporte nacional, como João Derly, bicampeão mundial de judô; Jorge Fanck, técnico da seleção brasileira de tênis de mesa na Olimpíada de Paris; além de rcia Korndoerfer Tornin, ex-atleta da seleção brasileira de handebol. 

Secretaria do Esporte e Lazer