Projeto de Surf apoiado pelo Pró-Esporte RS capacita gratuitamente crianças e jovens em Xangri-Lá
Pró Júnior 2024 conta com investimento do governo do Estado superior a R$ 171 mil
Publicação:
A Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), por meio do Programa Pró-Esporte RS, apoia o Projeto Pró Júnior 2024 com investimentos no valor de R$ 171.577,80, destinados à formação de surfistas, à competição do Circuito Profissional e à classificatória para jogos olímpicos. Em contrapartida ao benefício recebido por essa Lei Estadual de Incentivo ao Esporte (LIE), o Pró Júnior 2024 da Federação Gaúcha de Surf (FGS) prepara, gratuitamente, crianças e adolescentes na teoria e na prática do surf no município de Xangri-Lá.
No último dia 10 de outubro, na Escola Petronilha Maria Alves dos Santos, em Xangri- Lá, o Pró Júnior RS 2024 realizou um evento para cerca de 300 estudantes, de 6 a 11 anos, com palestras sobre a modalidade do surf e questões ambientais. Na ocasião, o assessor técnico do Departamento de Fomento da SEL, Rogério Cruz, participou dessas atividades programadas de forma gratuita aos estudantes.
O projeto da FGS, em contrapartida, ministra aulas gratuitas para 15 crianças e adolescentes de escolas municipais de Xangri-Lá, sendo que quatro vagas são destinadas a pessoas com deficiência auditiva e intelectual. A prática é realizada em turno inverso ao turno escolar, e durante o período de verão é ministrada aos sábados. Além do conteúdo teórico e prático, os alunos são conscientizados sobre a importância do surf e o meio ambiente como instrumento de trabalho.
O Pró-Esporte RS, coordenado pela SEL, atua por meio de duas ferramentas: a Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), com incentivo do ICMS a empresas patrocinadoras de projetos esportivos aprovados; e o Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Feie), realizado por investimentos de forma direta por parte do Estado, via editais.
Desde 2021, sob a gestão do secretário Danrlei de Deus, o programa passou por um processo de democratização, saindo de 14 para mais de 60 modalidades atendidas, ampliando, assim, sua capilaridade e impacto social.