Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Esporte e Lazer

Início do conteúdo

SEL apoia paratletas gaúchos nas Paralimpíadas Escolares 2022

Publicação:

paralimpiadas
Etapa regional aconteceu em setembro e também teve apoio da Secretaria do Esporte e Lazer do RS

A 15ª edição das Paralimpíadas Escolares 2022, que acontece do dia 21 a 26 de novembro, em São Paulo, terá a participação de 55 atletas gaúchos do paradesporto com o apoio da Secretaria do Esporte e Lazer (SEL). O incentivo governamental é por meio da Lei Pelé, que disponibiliza o transporte aéreo e os uniformes para a delegação do RS estar presente no evento.

As Paralimpíadas Escolares têm por finalidade estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as escolas do território nacional, promovendo ampla mobilização em torno do esporte. A organização fica a cargo do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e do Ministério da Cidadania por meio da Secretaria Especial de Esporte.

A edição de 2022 vai reunir 1350 participantes em 14 modalidades: atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas (formato 3x3), bocha, futebol de cegos, futebol PC, goalball, halterofilismo, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. Essa edição marcará a estreia dos halterofilistas no evento. 

Antecedendo às Paralimpíadas Escolares, a SEL é responsável por realizar o Campeonato Paradesportivo Estudantil do RS (Paracergs), seletiva estadual que classifica os alunos para as Paralimpíadas. Participam alunos de instituições de ensino públicas e privadas, com idade de 12 a 17 anos, em times feminino e masculino.

Secretaria do Esporte e Lazer