SEL apoia delegação gaúcha nos Jogos Universitários Brasileiros

JUB's 2021
JUB's 2021 - Foto: Marcelo Sousa

A Secretaria do Esporte e Lazer (SEL) é parceira da Federação Universitária Gaúcha de Esportes (Fuge) no apoio à participação da equipe gaúcha nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2021, que ocorrem de 12 a 18 de outubro deste ano. A SEL disponibilizou recursos da Lei Pelé para arcar com as passagens aéreas dos atletas e da delegação do Rio Grande do Sul, que totaliza 91 integrantes.

Representando a secretaria, estiveram na abertura do evento o diretor-geral, Bruno Ortiz, e o diretor do Departamento de Esportes, Marcelo de Andrade. Para o titular da SEL, Danrlei de Deus: ”incentivar a nossa juventude e valorizar os atletas gaúchos são prioridades da nossa gestão. Nesse sentido, no próximo ano, a Secretaria do Esporte e Lazer irá se envolver diretamente com a organização das seletivas estaduais do JUBs, de forma a arcar com despesas e fomentar de verdade a prática esportiva no RS”.

Os JUBs são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e pela Federação de Esportes Universitários do Distrito Federal (Fesu) com apoio institucional do Comitê Olímpico do Brasil ( COB). Na edição deste ano, a competição envolve 3 mil estudantes atletas de 270 universidades, das 27 unidades da Federação, além de oficiais, técnicos, árbitros e comitê organizador do evento.

JUB's 2021
JUB's 2021 - Foto: Marcelo Sousa

A Fuge é responsável pela organização da delegação gaúcha que participa da fase final dos JUBs. Normalmente, a federação organiza os Jogos Universitários Gaúchos, nos quais se classificam as equipes que vão enfrentar as etapas regionais dos JUBs, nas modalidades coletivas (basquete, futsal, handebol e vôlei). E os finalistas das regionais que envolvem equipes dos estados Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul se classificam para a final dos JUBs. Porém, devido à pandemia, em 2020 não foram realizados os JUBs, e em 2021 os JUBs só estão ocorrendo na etapa final.