Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Esporte e Lazer

Início do conteúdo

Governo assina Termo de Colaboração com federação para uso do ginásio de ginástica do Cete

Parceria garante manutenção das atividades e reserva de vagas para alunos da rede pública

Publicação:

-
Termo garante manutenção das atividades de ginástica no CETE - Foto: Arquivo SEL
Por Ascom SEL

O governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), assinou nesta segunda-feira (11/5), na sede da secretaria, o Termo de Colaboração com a Federação de Ginástica Artística, Rítmica, Trampolim, Aeróbica e Acrobática do Rio Grande do Sul (FGRS), vencedora do Edital SEL nº 001/2026.

O documento formaliza a parceria para execução do projeto “Aulas de Ginástica Olímpica no Ginásio do CETE”, com oferta contínua de atividades no espaço e atendimento mínimo de 200 alunos por ano, incluindo prioridade para estudantes da rede pública de ensino.  O titular da SEL, Joel Maraschin, destacou a importância da assinatura. “O termo de colaboração garante segurança jurídica e organização na utilização dos espaços públicos, além de ampliar o acesso ao esporte com contrapartidas sociais claras. Estamos qualificando a gestão das estruturas esportivas do Estado e ampliando o atendimento às modalidades desenvolvidas no CETE”, afirmou.

Conforme o termo assinado, o investimento previsto é de cerca de R$ 400 mil para o período de 24 meses, podendo a parceria ser prorrogada por igual período mediante acordo entre as partes. O aporte, que representa R$ 200 mil anuais, é o dobro do que era investido antes na modalidade (R$ 100 mil anuais). 

A entidade foi selecionada em caráter definitivo após o encerramento do prazo recursal, conforme resultado homologado pela SEL. O processo seguiu critérios estabelecidos em edital público, com avaliação por comissão julgadora. 

Entre as contrapartidas previstas, está a destinação prioritária de vagas gratuitas para alunos da rede pública, ampliando o acesso à prática esportiva no espaço. 

Governo do Estado investe mais de R$ 480 milhões em esporte e lazer desde 2019

Durante a gestão do governador Eduardo Leite, o Estado ampliou os investimentos em infraestrutura esportiva e adotou editais para ocupação de espaços públicos. 

-
O secretário Joel Maraschin (C), durante assinatura do termo de colaboração com a FGRS para uso do ginásio de ginástica do CETE - Foto: Ascom/SEL

Participaram do ato o presidente da FGRS, José Luiz Pereira Luz, demais representantes da federação, o diretor-geral da SEL, Bruno Ortiz, além de profissionais da imprensa. 

Modernização do CETE 

Além dos recursos previstos para a ginástica, o governo do Estado já garantiu R$ 21,5 milhões para a modernização do CETE até 2027. O investimento contempla melhorias no ginásio poliesportivo e na pista atlética, intervenções nas quadras de areia, tênis e futebol 7, além de reformas nos ginásios de lutas e de ginástica e instalação de elevador para acessibilidade. 

Também estão previstas adaptações para que o ginásio poliesportivo possa ser utilizado como abrigo em eventuais crises, especialmente as de origem climática, como ocorreu na enchente de 2024. As obras integram o Plano Rio Grande, voltado à reconstrução, adaptação e resiliência climática do Estado. 

Atendimento ao público 

Os interessados em participar das aulas e atividades de ginástica no CETE podem obter mais informações junto à federação, por meio do site oficial da entidade no https: fgrs.com.br

 

 

 

 

 

Secretaria do Esporte e Lazer