Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Esporte e Lazer

Início do conteúdo

SEL e Faders realizam banho assistido em cadeira anfíbia neste sábado em Capão da Canoa

Publicação:

Marca RS Verao Total
Secretaria do Esporte e Lazer - Divulgação SEL

A Secretaria do Esporte e Lazer (SEL) e a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders) promovem ações em Capão da Canoa, no Litoral Norte, neste sábado (11). A atividade Banho Assistido em Cadeira Anfíbia será realizada durante todo o dia à beira-mar.

O titular da pasta, João Derly, acompanha a iniciativa e também estará presente no 3º Aberto de Slalom em Cadeira de Rodas - Wheelchair Slalom, às 10h. Derly anuncia que a SEL está distribuindo medalhas aos participantes das atividades desenvolvidas junto com a Faders nas praias do Litoral gaúcho, que recebem a operação RS Verão Total 2020, do governo do Estado. “O objetivo é estimular a prática do esporte”, justifica o secretário.

Articulada com a Faders, a SEL programou para o período diversas atividades esportivas, recreativas e paradesportivas, com foco no lazer inclusivo e participativo. As ações, que visam a promover saúde e qualidade de vida, iniciaram em 28 de dezembro de 2019 e ocorrem até 1º de março, sempre aos finais de semana, no âmbito do RS Verão Total 2020.

O projeto Banho Assistido em Cadeira Anfíbia atende a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Possibilita a esses veranistas entrarem no mar, tomarem um banho seguro e se divertirem. Segundo relatório da Faders, em 2018/2019, 3.406 pessoas participaram do banho assistido. A atividade é executada por fisioterapeutas, educadores físicos e terapeutas ocupacionais da Faders e por guarda-vidas.

Além do banho assistido, são oferecidas gratuitamente atividades de basquete sobre rodas, bocha paralímpica, xadrez, basquete e ciclismo. Podem participar crianças, jovens, adultos e idosos convencionais e deficientes.

Secretaria do Esporte e Lazer