Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Esporte e Lazer

Início do conteúdo

SEL e Grêmio Náutico União promovem o Fórum Estadual de Formação Esportiva em abril

As inscrições são gratuitas e estão abertas até dia 14 de abril

Publicação:

Fórum Estadual de Formação Esportiva
Fórum Estadual de Formação Esportiva

Com os Jogos Olímpicos e Paralímpicos batendo à porta, Porto Alegre entra na rota de um dos principais eventos sobre formação de atletas do país, com direto a medalhistas que fizeram história no esporte. A Secretaria Estadual do Esporte e Lazer, juntamente com o Grêmio Náutico União, promove no dia 17 de abril o Fórum Estadual de Formação Esportiva. A inscrição é gratuita!

INSCRIÇÕES GRATUITAS: CLIQUE AQUI

O objetivo do encontro é difundir informações do Programa de Formação de Atletas do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), mostrando a importância da Rede Nacional de Clubes Formadores na construção de novos talentos. 
A realização do evento acontece em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), o Sindicato dos Clubes Esportivos do Rio Grande do Sul (SINCERGS) e conta com o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Governo Federal. 

O Fórum terá grande programação durante todo o dia, com destaque para as palestras dos embaixadores do CBC: Lars Grael, medalhista olímpico e campeão mundial na vela; Emanuel Rego, medalhista olímpico e campeão mundial de vôlei de praia e André Heller, medalhista olímpico e campeão mundial de vôlei.

O secretário do Esporte e Lazer, Danrlei de Deus, valoriza a edição gaúcha do fórum justamente no ano de realização das Olimpíadas: "Este tipo de evento não poderia vir em melhor momento. O país está na expectativa por conquistas neste ano olímpico e nós, da Secretaria do Esporte e Lazer, acabamos de lançar o Bolsa-Atleta RS", destaca. "Ou seja, temos muito a aprender com os renomados palestrantes, mas também temos muito a contribuir mostrando as nossas políticas públicas de sucesso. Acredito que as instituições e as pessoas que fazem o esporte gaúcho acontecer sairão ainda melhores após essa troca de experiências", complementa o titular da pasta.

"Nós vamos reunir mais de mil pessoas, incluindo secretários municipais e gestores, neste evento que contará com Palestras de Campeões Olímpicos. Como clube formador, é muito importante proporcionar estas discussões e temos muito orgulho em estar sediando este evento que vai proporcionar um crescimento a nível nacional do esporte no geral. O União luta para que o esporte seja uma ferramenta de mudança social e sabemos também da importância do esporte na formação de cidadãos. É investindo nisso que teremos mais campões olímpicos", ressalta o presidente do Grêmio Náutico União, Paulo Bing.

O Rio Grande do Sul é o quinto estado a receber o evento que ainda acontecerá em mais oito estados em 2024.

O quê: Fórum Estadual de Formação Esportiva
Quando: 17 de abril
Horário: das 9h às 17h30
Onde: Grêmio Náutico União - Sede Alto Petrópolis - Av. João Obino, 300. Salão de Festas

Programação:
08:00 às 09h30 – Credenciamento
09:30 às 10:15 – Abertura Oficial
09:30 às 09:40 – Fala CBC
09:40 às 09:50 – Fala GNU
09:50 às 10:00 – Fala SINCERGS
10:00 às 10:10 – Fala SEL RS
10:10 às 11:00 – Palestra Emerson Luiz Appel sobre o Programa de Formação de Atletas do CBC
11:00 às 12:00 – Palestra da SEL sobre o Programa Esportivo do Governo do Estado
12:00 às 14:00 – Almoço
14:00 às 14:50 – Palestra Emanuel Rego – Embaixador CBC - Campeão Olímpico e Mundial de Vôlei de Praia
15:00 às 15:50 – Palestra André Heller – Embaixador CBC - Campeão Olímpico e Mundial de Voleibol
16:00 às 16:15 – Coffee break
16:15 às 17:05 – Palestra Lars Grael – Embaixador CBC - Campeão Mundial e Medalhista Olímpico de Vela
17:05 às 17:30 – Mesa Redonda com Embaixadores CBC
17:30 – Encerramento

Secretaria do Esporte e Lazer