Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

SEL lança Novo Pró-Esporte RS que visa melhores entregas à sociedade gaúcha

Publicação:

Pró-Esporte RS
Pró-Esporte RS - Foto: Mariana Ramos

A Secretaria Estadual do Esporte e Lazer (SEL) lançou, nesta quinta-feira (23), o Novo Pró-Esporte RS, uma nova Instrução Normativa da Lei de Incentivo ao Esporte com diretrizes mais claras para que a população possa acessar os recursos desse incentivo do governo gaúcho. A partir de agora existirão períodos pré-determinados e de longa duração para as inscrições de projetos. A contar desta sexta-feira (24), do meio-dia até as 18h do próximo dia 08/10, já sob orientação da nova regulamentação, a SEL abrirá uma janela especial para inscrições de projetos a serem executados ou iniciados no primeiro semestre de 2022, sempre por meio do site proesporte.rs.gov.br

O lançamento do Novo Pró-Esporte RS vem ao encontro do atual processo de remodelamento da filosofia da secretaria, tendo como principal pilar promover o “esporte para todos”. Os principais objetivos são a formação de novos talentos e trabalhar o esporte por meio da saúde e da educação, de forma inclusiva, didática e social, diminuindo a vulnerabilidade, fomentando a participação cada vez maior da população gaúcha.

As principais mudanças estão pautadas na democratização e capilaridade da política de incentivo, com a finalidade de manter o máximo equilíbrio e eficácia na utilização de recursos entre as modalidades esportivas coletivas e individuais e linhas de financiamento. De acordo com o titular da SEL, Danrlei de Deus, um novo ciclo se inicia, sob a luz das políticas e diretrizes recentemente estabelecidas pela atual gestão. “Vamos introduzir, de forma efetiva, a abertura, a inclusão e a capacitação para todo o segmento esportivo. As mudanças atuais deverão garantir a qualificação evolutiva dos projetos e melhores entregas para a sociedade gaúcha”, ressalta o secretário.

O Pró-Esporte RS tem como objetivo promover a aplicação de recursos financeiros em projetos desportivos e paradesportivos em diversas modalidades. O programa atua por meio de duas ferramentas: a Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), que concede incentivo do ICMS às empresas patrocinadoras de projetos esportivos aprovados pelo Pró-Esporte; e pelo Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Feie), realizado por investimentos de forma direta por parte do Estado, por meio de editais.

Para cadastro de projetos, acesse: proesporte.rs.gov.br

Secretaria do Esporte e Lazer