Polo de Caxias do Sul sedia segunda Conferência Regional do Esporte e Lazer da SEL

Danrlei disse que com as conferências que vão acontecer em diferentes polos do Estado será possível  ter a visão e as ideias do maior número de entes esportivos do RS
Danrlei disse que com as conferências regionais será possível ter a visão e as ideias do maior número de entes esportivos do RS - Foto: Chico Santana

A segunda Conferência Regional do Esporte e Lazer aconteceu, nesta sexta-feira (16), em Caxias do Sul, na Casa de Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima, com a presença do secretário do Esporte e Lazer, Danrlei de Deus. A iniciativa da Secretaria do Esporte e Lazer (SEL) está ouvindo as demandas locais na área esportiva, as quais serão abordadas na Conferência Estadual do Esporte e Lazer, que será realizada na segunda quinzena de agosto em Porto Alegre. O objetivo é discutir com a comunidade riograndense as formas de planejamento, organização e execução de diretrizes das políticas públicas municipais e estadual do RS para o segmento esportivo.

O evento do polo Caxias do Sul contou com a presença de secretários e diretores de esporte da Serra, com entidades esportivas e vereadores da região. Estiveram presentes: o prefeito de Caxias, Adiló Didomênico; o secretário municipal do Esporte e Lazer, Gabriel Citton; e o vice-presidente do CREF (Conselho Regional de Educação Física), Alessandro Gamboa.

O prefeito Adiló Didomênico realizou a abertura da conferência e afirmou que o “esporte é uma atividade de inclusão social, que transforma a vida dos jovens, tendo a nobre missão de proteger a juventude e tornar o mundo melhor”.

O secretário municipal, Gabriel Citton, que tem sido um grande parceiro da SEL na construção da retomada do Esporte no RS, entregou a Danrlei uma série de demandas da área e destacou a importância dos Jogos Escolares e da Juventude.

DSC07482
Secretário do Esporte e Lazer de Caxias do Sul, Gabriel Citton, entrega demandas do setor à Danrlei - Foto: Chico Santana

Na parte da manhã, o titular da pasta, Danrlei de Deus, realizou a apresentação dos projetos e conquistas da sua gestão. No período da tarde, a equipe técnica da SEL realizou a apresentação dos eixos e diretrizes do Plano Estadual do Esporte e Lazer, que pretende deixar um legado para os próximos dez anos.

Segundo Danrlei, “o objetivo é traçar diretrizes e metas a serem cumpridas independentemente de governos e gestões, fomentando, verdadeiramente, o esporte no Estado do Rio Grande do Sul, e tornando-o referência em âmbito nacional. Com esses encontros que vão acontecer em diferentes polos do Estado, poderemos ter a visão e as ideias do maior número de entes esportivos do RS”.

A primeira conferência regional aconteceu em Pelotas, no último dia 09 de julho. As datas sugeridas para as próximas conferências regionais são as seguintes: Capão da Canoa (21/07), Uruguaiana (30/07), Santa Cruz do Sul (04/08), Passo Fundo e Erechim (06/08), Santa Maria (11/08), Ijuí (12/08) e Porto Alegre (23/08).