Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Esporte e Lazer

Início do conteúdo

SEL recebe representante da província de Shiga

Publicação:

Maretoli e Ueyama tratam sobre intercâmbio entre RS e Shiga na área de esportes
Maretoli e Ueyama tratam sobre intercâmbio entre RS e Shiga na área de esportes - Foto: Divulgação SEL

A comemoração dos 40 anos do Convênio de Fraternidade “ Estados- Irmãos” entre o Rio Grande do Sul e Shiga (Japão) foi o tema da audiência entre o secretário em exercício do Esporte e Lazer, Jaderson Maretoli, e diretor adjunto da Divisão de Assuntos Internacionais do Departamento de Planejamento de Políticas Gerais da Prefeitura de Shiga, Teruyuki Ueyama. O encontro aconteceu, nesta quarta-feira (19), na Secretaria do Esporte e Lazer (SEL). Ocasião em que foram tratados assuntos que envolvem a visita do governador de Shiga, Taizo Mikazuki, ao Rio Grande do Sul, em agosto de 2020.

Maretoli ressaltou o interesse da SEL em estabelecer um acordo de cooperação na área de esporte entre o estado gaúcho e a província japonesa. Ueyama abordou a possibilidade do RS, por meio do convênio, viabilizar o intercâmbio de técnicos de futebol gaúchos e outras modalidades esportivas  para treinarem crianças em escolas de Shiga.

Acordo RS e Shiga

Em 5 de maio de 1980, foi assinado o Convênio de Fraternidade, que declara “Estados- Irmãos” o Rio Grande do Sul e Shiga- Japão. O acordo tem como objetivo fortalecer os laços de amizade existentes entre o estado gaúcho e a província japonesa. Ainda prevê a manutenção do intercâmbio e a cooperação nos seguintes setores: meio ambiente, biotecnologia, tecnologia industrial, saúde, agricultura, educação, informática, piscicultura, telemetria, química, saneamento, qualidade, policiamento, combate a incêndios, cultura, ecoturismo e esportes.

Secretaria do Esporte e Lazer