Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Esporte e Lazer

Início do conteúdo

SEL recebe visita da atleta transplantada Liege Gautério, responsável pelo Projeto SemexeTX

Publicação:

semexe
Liege é responsável pelo projeto SemexeTX - Foto: SEL

A Secretária do Esporte e Lazer, Letícia Boll Vargas, recebeu em audiência, nesta quarta-feira (25), a responsável pelo Projeto SemexeTX, a atleta Liege Gautério. Criado em 2020, o projeto objetiva incentivar os transplantados a se exercitarem. Durante o encontro foram tratados temas como a busca pela visibilidade do esporte para transplantados por meio de eventos e a possibilidade de organizar uma rústica em Porto Alegre com participantes transplantados, em setembro deste ano.

Liege fundou o SemexeTX após receber o transplante de pulmão há 11 anos. “Sempre fiz exercícios desde pequena. Em função desse estilo de vida, a minha recuperação pós transplante foi excelente. E como sou profissional de educação física, percebi a importância da profissão para conscientizar o público transplantado sobre o tema. Foi após o transplante que me tornei atleta na modalidade atletismo ”, relatou. Liege conquistou o título de bicampeã mundial nos 100 metros rasos, em 2015 na Argentina e em 2017 na Espanha. Também ganhou a medalha de bronze nos 100 metros rasos, em 2019 na Inglaterra. E de 15 a 22 de abril de 2023 irá participar dos Jogos Mundiais para Transplantados na Austrália.

Informações sobre o Projeto SemexeTX podem ser obtidas pelos canais digitais no instagram: @liegegauterio @semexetx ou pelo Whatsapp (51) 994849889

Secretaria do Esporte e Lazer