Vocês são exemplos para que outros jovens possam sonhar com um futuro melhor”, diz Leite ao homenagear atletas gaúchos

Governador recebeu medalhistas no Palácio Piratini e destacou coragem e valentia dos atletas gaúchos - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Atletas gaúchos medalhistas nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), Jogos Escolares da Juventude (JEJ) e Paralimpíadas Escolares, que ocorreram em 2019, foram homenageados, nesta quarta-feira (11/12), no Palácio Piratini, pelo governador Eduardo Leite e pelo secretário do Esporte e Lazer, João Derly. Os atletas receberam certificados entregues pelo governador.

Ao agradecer os jovens pela dedicação e disciplina, o governador ressaltou os aspectos positivos da prática de esportes. “O esporte proporciona grandes exemplos de coragem e de valentia. Queremos que esse impacto que o esporte tem na vida de uma pessoa se reflita em toda a coletividade. Precisamos valorizar os bons exemplos que temos no RS, e vocês são os bons exemplos para que outros jovens possam nutrir esse sonho no futuro”, destacou.

Nos Jogos Universitários Brasileiros, a equipe do Rio Grande do Sul conquistou 15 medalhas (4 de ouro, 5 prata, 6 bronze) nas modalidades atletismo, judô e vôlei de praia. No Jogos Escolares da Juventude, os atletas gaúchos trouxeram 40 medalhas (10 de ouro, 6 de prata e 24 de bronze) nas competições em atletismo, badminton, judô, natação, vôlei de praia, tênis de mesa, futsal, voleibol, handebol e basquete. Nas Paralimpíadas Escolares, foram conquistadas 72 medalhas (31 de ouro, 25 de prata e 16 de bronze) pelos representantes do RS, incluindo as modalidades atletismo, natação e tênis de mesa.

João Derly disse que o incentivo ao esporte é uma política pública muito importante

O secretário do Esporte e Lazer, João Derly, afirmou que um dos papeis da pasta é dar visibilidade aos benefícios da prática desportiva e às conquistas dos atletas gaúchos. “O RS tem se esforçado. O incentivo ao esporte é uma política pública muito importante, que mexe com a comunidade, com o imaginário de tantas crianças e jovens, e que movimenta a economia”, explicou.

Para 2020, o secretário prometeu a realização de grandes eventos esportivos: o RS será sede da etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude, algo que não ocorria, no Estado, desde os anos 1970. A etapa regional ocorrerá em Gramado, de 20 a 24 de setembro. Já a etapa regional dos Jogos Universitários Brasileiros será em novembro, e o município gaúcho que servirá de sede será definido em janeiro.

A Secretaria do Esporte e Lazer (Sel) propicia a participação dos atletas gaúchos nesses eventos esportivos por meio de incentivos financeiros oriundos da Lei Pelé. A verba é aplicada nas despesas com transporte e confecção de camisetas padronizadas para as equipes. Antes, a Sel organiza o Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul (Cergs), uma seletiva para os Jogos Escolares da Juventude, evento nacional realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro. A Sel também organiza o Campeonato Paradesportivo Estudantil do Rio Grande do Sul (Paracergs), que é a seletiva das Paralimpíadas Escolares, evento nacional realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.

Com má-formação congênita que atrofiou os quatro membros, Larissa Rodrigues, de 15 anos, encontrou, na natação, uma forma de romper barreiras e superar os próprios limites. “O incentivo e o apoio do Estado foram muito importantes para fazer com que evoluíssemos. O esporte resgata vidas e inclui todas as classes sociais”, disse a jovem que, nas Paralimpíadas 2019, ganhou seis medalhas – cinco de ouro e uma de prata.

A atleta paralímpica Larissa Rodrigues representou o grupo de homenageados na solenidade - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Na ocasião, também foram empossados os membros do Conselho Estadual do Esporte-RS. A nova formatação do conselho é composta pelas secretarias de Esporte e Lazer, Saúde (SES), Educação (Seduc) e Segurança Pública (SSP), além da Casa Civil, Conselho Regional de Educação Física, Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos, Fundação de Articulação de Desenvolvimento de PP, Associação das Federações Esportivas do RS, Comitê Olímpico Brasileiro, Federação das Associações de Municípios do RS, Sindicato de Clubes Esportivos do Estado do RS e representantes do paradesporto.

OBS.: a etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude, prevista para ocorrer em Gramado, conforme mencionado no texto, foi cancelada devido ao COVID -19. Detalhes no link: https://esporte.rs.gov.br/cob-comunica-a-sel-o-cancelamento-da-etapa-regional-dos-jogos-da-juventude-que-ocorreria-em-gramado

00:00:00/00:00:00

Governador homenageia atletas gaúchos no Palácio Piratini

Canal oficial do governo gaúcho. INSCREVA-SE e saiba em primeira mão as notícias do Rio Grande do Sul. Siga também nossos perfis no twitter @governo_rs, facebook GovernodoRS e no portal do governo: http://www.rs.gov.br/ Acesse este espaço também par Crédito: Governo do Rio Grande do Sul