COB comunica à SEL o cancelamento da etapa regional dos Jogos da Juventude que ocorreria em Gramado

-

Devido ao agravamento da pandemia causada pelo COVID-19, que já infectou oficialmente mais de 2.500 pessoas no país, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou o cancelamento das etapas regionais dos Jogos Escolares da Juventude 2020, previstas para setembro. A comunicação foi feita pela diretoria do COB ao secretário do Esporte e Lazer, João Derly, nesta quarta-feira (25), à noite. O Rio Grande do Sul seria sede da etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) em 2020. O município de Gramado iria sediar a etapa regional Amarela (Sul, Sudeste, Goiás e Mato Grosso do Sul).

João Derly disse ser muito difícil receber essa notícia, pois trabalhamos muito para trazer os jogos para o Rio Grande do Sul , mas estamos todos na mesma luta. “Em primeiro lugar, temos de pensar na saúde dos atletas e das pessoas envolvidas”. O secretário também agradeceu as parcerias e todo o esforço do prefeito de Gramado, Fedoca Bertolucci, e do secretário de Esporte do município, Jacó Schaumloeffel.

Conforme o gerente executivo de Desenvolvimento Esportivo do COB, Kenji Saito, cancelada as fases regionais, a entidade trabalha internamente para analisar diferentes cenários que possam viabilizar a realização da etapa nacional no final do ano.“A confirmação da fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude acontecerá até o final de junho, sem nunca abrir mão da segurança dos nossos jovens e do respeito às determinações das autoridades competentes”, ressaltou Saito

Os JEJs, considerados a maior competição estudantil do Brasil, são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). O evento reúne anualmente mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, representando cerca de 40 mil escolas públicas e privadas de quase 4 mil municípios. A fase nacional, organizada pelo COB, conta anualmente com mais de 7 mil alunos-atletas de 12 a 17 anos de todo o Brasil.