Associação Gaúcha de Artes Marciais é destaque no Mundial de muay thai na Tailândia
Publicação:

Os atletas da AGAM voltaram da Tailândia com múltiplos títulos e troféus conquistados no Mundial. O programa Pró-Esporte, da Secretaria do Esporte e Lazer, financiou a participação da AGAM no Mundial de muaythai, que aconteceu de 12 a 17 de março em Ayutthaya, na Tailândia. O evento foi organizado pela KMA (Kru Muay Thai Association) e a WMO (World Muaythai Organization), as maiores entidades da modalidade no mundo.
Welerson "Lele" Oliveira conquistou a medalha de ouro e o cinturão na categoria mista peso-pesado +95 kg na terça-feira (15), lutando com adversários de Israel e do Catar. Já Rafael Rios foi medalha de prata na categoria muaythai amador 67kg. O jornal espanhol La Tribuna de Albacete noticiou que "foi, sem dúvidas, a luta mais espetacular do vencedor Adrián Jaquero e que o espanhol ganhou por pontos ante a um grande rival".
Andrews Souza foi vice-campeão na categoria mista 75kg com adversários de Taiwan e da Inglaterra enquanto Matheus Martins foi vice-campeão na categoria mista 81kg em disputa contra adversário experiente da Hungria.
Alexandre Carneiro representou o Krabi Krabong, modalidade armada com o uso de espadas, participando de seminários e apresentações com grandes mestres do Krabi Krabong. Já Márcio Miranda, técnico da equipe, tirou certificado de técnico internacional certificado pelas entidades organizadoras do evento.
Cerca de 300 atletas representando 45 países competiram nos cinco dias do evento, e a AGAM foi representada por uma equipe de seis atletas, selecionados pela Confederação Brasileira de Muay Boran e Muaythai (CBMB).
O Pró-Esporte RS visa promover a aplicação de seus recursos financeiros em projetos de fomento às práticas desportivas e paradesportivas e ao desenvolvimento do esporte em suas diversas áreas de manifestação e modalidades, na forma de benefício fiscal. O programa é dividido em dois mecanismos de fomento. Pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), que é realizada por meio de incentivo do ICMS às empresas patrocinadoras de projetos esportivos. E pelo Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Feie) com investimentos realizados pelo Estado via editais.