Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Esporte e Lazer

Início do conteúdo

Com apoio da SEL, delegação gaúcha no JUBs Seletivas 2025 se destaca em diversas modalidades

Atletas gaúchos conquistaram 11 medalhas na competição que reuniu cerca de 1,5 mil atletas de todo país

Publicação:

Representantes da SEL, da Fuge e atletas no JUBs Seletivas 2025
Representantes da SEL, da Fuge e atletas no JUBs Seletivas 2025 - Foto: Divulgação
Por Mariana Xavier

A delegação gaúcha se destacou nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) - Seletivas, encerrados no último dia 1º, em Brasília. Os atletas universitários do Estado trouxeram 11 medalhas na competição, na qual tiveram o apoio da Secretaria do Esporte e Lazer. A SEL financiou o deslocamento da delegação para a competição com recursos oriundos da Lei Pelé e enviou servidores da pasta para o evento que seleciona os estudantes-atletas que formarão a Seleção Brasileira Universitária nos Jogos Mundiais Universitários (FISU World University Games). A competição acontecerá simultaneamente em seis cidades da Alemanha, em julho.

O Rio Grande do Sul levou uma delegação de 65 pessoas de 15 instituições de ensino superior que competiram nas modalidades de Atletismo, Badminton, Judô e Tênis de Mesa. A Federação Universitária Gaúcha de Esportes (FUGE) foi parceira da SEL na preparação do evento, bem como da etapa classificatória regional, os Jogos Universitários Gaúchos (JUGs).

Reunindo mais de 1,5 mil atletas, os JUBs Seletivas são uma competição especial do calendário da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), que também organiza anualmente o “Jubão”, apelido dos Jogos Universitários Brasileiros que acontecerão em Natal em outubro, além do JUBs Praia que, esse ano, será disputado em João Pessoa, em setembro.

Alissandra Araújo conquista o ouro nos 800m rasos no JUBs Seletivas 2025
Alissandra Araújo conquista o ouro nos 800m rasos no JUBs Seletivas 2025 - Foto: Divulgação
Entre os destaques gaúchos, está a atleta da Faculdade Sogipa, Alissandra Araújo. A corredora foi medalha de ouro nos 800 metros rasos e bronze nos 400m. Potiguar de Lagoa Nova, desde 2019 Alissandra representa nosso estado em várias competições internacionais, e ainda sonha em participar de uma Olimpíada. Seu foco é nos 800 metros rasos, e ela valoriza o ouro conquistado nessa modalidade: Eu nunca tinha ganhado uma medalha de ouro no Campeonato Brasileiro Universitário. Aí na hora a gente lembra dos treinamentos na chuva, no sol quente de 39 graus. E é muito bom também ajudar a minha equipe, a minha faculdade, vibra Alissandra. 

Também representando a FACSogipa, as irmãs gêmeas Nathyele e Nathaly Midon conquistaram a medalha de prata e bronze, respectivamente, no lançamento de martelo. Acostumadas a disputas "dentro de casa", as irmãs costumam revezar-se na ordem dos resultados, o que, segundo elas, gera uma competição saudável e um estímulo para performar cada vez melhor. 

Nathiely relata que seu início no atletismo foi nos Jogos Escolares do RS (Jergs), e com o passar do tempo, ela foi se especializando no martelo. Para a atleta, a participação no JUBs foi especial, também pela conquista: “A medalha em si tem bastante significado pra mim, ano passado fiquei em quarto lugar, isso mexeu bastante comigo para me motivar. Esse ano, felizmente, deu certo e fiquei em segundo lugar no martelo. Quero agradecer meu treinador que sempre confiou em mim e no meu potencial,” contou a atleta.

As gêmeas Nathiely e Nathaly Midon no JUBs Seletivas 2025
As gêmeas Nathiely e Nathaly Midon no JUBs Seletivas 2025 - Foto: Divulgação
Ainda no atletismo, representando a Feevale, Tamires Pohren conquistou a medalha de prata nos 400 metros com barreiras e Rayssa de Oliveira foi bronze nos 100 metros com barreiras. Tamires ficou feliz com sua medalha: “é muito gratificante ver todo o esforço dando resultado. Saio dessa competição de cabeça erguida e pronta para os próximos desafios”, comemora.

No Badminton, a delegação gaúcha teve sua estreia na competição com vitórias no simples e nas duplas. Eduarda Prates da Uniasselvi conquistou o bronze em sua primeira participação no JUBs, enquanto Milena Ribeiro e Luísa Bueno da UCS foram prata nas duplas. Atleta desde 2016 e treinadora de Badminton desde 2021, Milena relatou que essa medalha é a mais importante que ela conquistou na carreira: nesse Jubs, jogamos uma final na categoria principal, na categoria adulta e foi uma prata, então, com certeza, ela é a medalha mais importante que eu já recebi,” complementou Milena.

Equipe de badminton no JUBs Seletivas 2025
Equipe de badminton no JUBs Seletivas 2025
Confira todos os medalhistas da delegação gaúcha:

Atletismo - 800 metros rasos 
1º lugar - Alissandra Araujo- FACSOGIPA

Atletismo - 400 metros rasos 
3º lugar - Alissandra Araújo -FACSOGIPA

Atletismo 100m com barreira
3º lugar - Rayssa de Oliveira - FEEVALE

A
tletismo 400m com barreira
2º lugar - Tamires Trein - FEEVALE

Badminton Duplas
2º Lugar - Milena Ribeiro e Luísa Bueno - UCS

Badminton Simples
3º Lugar - Eduarda Dias Prates - Uniasselvi

Judô - Meio-Leve Até 66kg
3º Lugar - Paulo Rodrigues - Unilassale

Atletismo 1500 metros
3º Lugar - Daniel Zimpel de Almeida - Unisc

Lançamento de Martelo
2° Lugar - Nathiely Midon - FACSOGIPA
3° Lugar - Nathaly Midon - FACSOGIPA

Salto com Vara
2° Lugar - Fernanda Bueno - FACSOGIPA  

Representantes da SEL e da Fuge no JUBs Seletivas 2025
Representantes da SEL e da Fuge no JUBs Seletivas 2025 - Foto: Divulgação
 

 

Secretaria do Esporte e Lazer