Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Esporte e Lazer

Início do conteúdo

Atleta gaúcha compete no Campeonato Mundial Indoor Master de Atletismo na Polônia

Publicação:

Atleta Kyria Soares embarcando para o Mundial
Atleta Kyria Soares embarcando para o Mundial - Foto: Divulgação Kyria Soares
Por Mariana Xavier

A corredora gaúcha Kyria Soares viajou para Torun, na Polônia, onde competirá no Mundial Indoor Master de Atletismo, com financiamento do programa Pró-Esporte da Secretaria do Esporte e Lazer. Kyria, que compete na categoria master 55 anos, participa da prova de velocidade de 60 metros e também da equipe brasileira do revezamento 4x200 metros feminino.

Kyria é professora de educação física e atua na Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Porto Alegre. Ela também já trabalhou no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), onde segue treinando para usufruir da pista na qual é possível correr usando a sapatilha de atletismo, que possui pregos. A trajetória como atleta começou na adolescência, com vários títulos: tetracampeã estadual dos 100 metros e 200 metros, recordista estadual do revezamento 4x100 metros e vice-campeã brasileira dos 100 metros.

O Mundial Master Indoor começa no sábado (25) e segue até o dia primeiro de abril, com provas em todas as modalidades do atletismo.

O Pró-Esporte RS visa promover a aplicação de seus recursos financeiros em projetos de fomento às práticas desportivas e paradesportivas e ao desenvolvimento do esporte em suas diversas áreas de manifestação e modalidades, na forma de benefício fiscal. O programa é dividido em dois mecanismos de fomento. Pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), que é realizada por meio de incentivo do ICMS às empresas patrocinadoras de projetos esportivos. E pelo Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Feie) com investimentos realizados pelo Estado via editais.

Secretaria do Esporte e Lazer