Com a presença do governador, SEL lança Todos no Jogo, edital voltado para pessoas com deficiência intelectual

Secretário Danrlei de Deus destaca iniciativa "histórica" da Secretaria do Esporte e Lazer e do Governo do Estado

Todos no Jogo é o novo projeto de inclusão da SEL
Todos no Jogo é o novo projeto de inclusão da SEL - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Em mais uma iniciativa em prol da inclusão, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), lançou, nesta quarta-feira (28), o edital de chamada pública para o desenvolvimento de projetos esportivos voltados às pessoas com deficiência intelectual, disponibilizando recursos no valor de R$ 2 milhões.

Denominado como “Todos no Jogo”, o programa vai selecionar projetos dessa natureza, que serão implementados no Rio Grande do Sul por pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos.

O evento de lançamento aconteceu no Cete (Centro Estadual de Treinamento Esportivo), em Porto Alegre, com a presença do governador Eduardo Leite e do secretário do Esporte e Lazer, Danrlei de Deus.

A abertura coube ao diretor geral da SEL, Bruno Ortiz Porto: "Gostaria de agradecer o governador Eduardo Leite por acreditar no esporte. E ressaltar o trabalho do secretário Danrlei, que revolucionou o esporte gaúcho. Estamos aqui para criar uma sociedade mais justa, inclusiva e feliz".

Homenagem ao atleta Adenilson Duarte
Homenagem ao atleta Adenilson Duarte - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

"O desafio que o senhor, governador, me passou foi: levar o esporte para, literalmente, todos os gaúchos e todas as gaúchas. Agradeço, governador, por confiar no nosso trabalho. Esse programa, além de ser o primeiro e ser histórico, tem que ser eterno tamanha a sua importância para a sociedade", destacou o secretário Danrlei.

O governador Eduardo Leite exaltou os investimentos realizados no esporte gaúcho nos último anos: "O secretário Danrlei tem uma sensibilidade incrível e tem transformado muitas vidas a partir da atuação do Governo no esporte. A gente tem feito investimentos em áreas esportivas, em distribuição de kits esportivos para projetos sociais ligados ao esporte. E identificamos que precisávamos fazer algo específico para pessoas com deficiência intelectual. Então, se define um edital para esse tipo de projeto, para que o esporte possa fazer a diferença na vida dessas pessoas".

Estiveram presentes também entidades representativas de pessoas com deficiência e atletas como Adenilson Duarte, da Associação Esporte +, medalhista da natação paralímpica no último Global Games, na França. Adenilson foi homenageado com uma placa comemorativa em alusão a essa conquista.

Edital Todos no Jogo é lançado por Governo e SEL
Edital Todos no Jogo é lançado por Governo e SEL - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Saiba mais sobre o Todos no Jogo

O edital prevê o valor para financiamento de um ano de atividades dos projetos contemplados, podendo os projetos serem financiados por mais dois anos com recursos do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte. O financiamento visa novas iniciativas e abertura de novas vagas em iniciativas existentes para o público de baixa renda. Cada projeto inscrito poderá receber o valor máximo limitado em até R$ 180 mil, em parcela única.

A abertura das inscrições dos projetos acontece no período de 30 dias a contar da data da publicação do edital no Diário Oficial do RS. Após o lançamento do edital, segue o seguinte cronograma: período de inscrições dos projetos, habilitação e seleção, interposição de recursos, entrega da documentação e assinatura do termo de colaboração e repasse dos recursos financeiros. As datas dos períodos acima serão divulgadas pela Secretaria do Esporte e Lazer, assim que forem definidas.

Os projetos inscritos estarão disponíveis para consulta e acompanhamento na página: https://www.convenioseparcerias.rs.gov.br/inicial

Edital Todos no Jogo é lançado por Governo e SEL