Conselho Estadual do Esporte planeja conferência do segmento para 2020

Ceccacci  informou que a conferência vai traçar o Plano Estadual do Esporte a ser transformado em projeto de lei
Ceccacci informou que a conferência vai traçar o Plano Estadual do Esporte a ser transformado em projeto de lei - Foto: Divulgação SEL

O Conselho Estadual de Esportes do Estado do Rio Grande do Sul (Ceers), em reunião, realizada nesta quinta-feira (28), na Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), definiu algumas ações da pasta no segmento esportivo. Dentre essas, a organização da Conferência Estadual do Esporte em 2020, que tem como objetivo ouvir a sociedade gaúcha com sugestões para o desenvolvimento do desporto no RS.

Na oportunidade, o secretário adjunto em exercício da SEL, Lucas Ceccacci, explicou que, por meio da Conferência Estadual do Esporte será traçado um Plano Estadual do Esporte como política pública para o setor, a ser transformado em projeto de lei. “A SEL vai incentivar os municípios gaúchos para que tenham suas conferências municipais, as quais irão subsidiar as conferências regionais, que vão encaminhar as proposições à Conferência Estadual. As ações da Conferência Estadual do Esporte serão divididas em quatro eixos: esporte de rendimento, esporte educacional, lazer e programas e projetos “, destacou Ceccacci.

Também em pauta, foi tratada a premiação dos melhores do ano com a distinção das medalhas Pedro Carneiro Pereira e João Saldanha. A medalha Pedro Carneiro Pereira é concedida aos atletas gaúchos que se distinguiram nas modalidades desportivas de caráter individual ou coletivo, representando associações e entidades esportivas. A Medalha João Saldanha homenageia pessoas físicas ou jurídicas do RS que tenham se destacado por relevante atuação em prol das atividades desportivas, individuais ou coletivas, com gloriosa classificação em eventos nacionais ou internacionais, ou no campo do jornalismo desportivo.

O Ceers é um órgão com caráter consultivo e deliberativo, diretamente vinculado à SEL, que desenvolve, direciona e orienta as ações do Estado no incentivo ao esporte. Ao conselho compete interpretar a legislação esportiva nacional e estadual, elaborar instruções normativas sobre sua aplicação e zelar pelo seu cumprimento. Também é de sua responsabilidade homologar o calendário estadual de atividades esportivas e acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos materiais e financeiros do Estado destinados a atividades esportivas.