Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Esporte e Lazer

Início do conteúdo

Dupla de patinação apoiada pela SEL é bicampeã no Campeonato Sul-Americano

Heloísa Zorzi e Eduardo Nascimento conquistaram o ouro novamente na categoria na dupla de dança

Publicação:

Heloísa e Eduardo no lugar mais alto do pódio
Heloísa e Eduardo no lugar mais alto do pódio - Foto: Divulgação
Por Mariana Xavier

Patinadores da Seleção Brasileira, Heloísa Londero Zorzi e Eduardo Binsfeld do Nascimento são os mais novos bicampeões sul-americanos na categoria Dupla de Dança. O evento acontece em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, até 9 de novembro com diversas modalidades de esportes sobre rodas. 

A dupla campeã conta com o apoio de dois programas da Secretaria do Esporte e Lazer (SEL) Heloísa está com projeto em execução pelo Pró-Esporte RS, enquanto Eduardo foi um dos 490 esportistas beneficiados pelo Bolsa-Atleta RS na categoria rendimento nacional. Ambos treinam em Santa Rosa, na escola Trans Nação de Patinação desde pequenos e lá formaram a dupla há aproximadamente três anos. 

Eduardo destaca que ser contemplado no Bolsa-Atleta o tem ajudado muito, pois a patinação é um esporte caro e as viagens para os campeonatos também geram grandes despesas. “Tá sendo uma mão na roda pra mim. Ainda mais quando são campeonatos grandes como o Sul-Americano, que envolve mais custos, é mais longe, então para mim es ajudando muito. Também para os treinos, o Bolsa-Atleta está sendo essencial, consegui trocar meu equipamento recentemente, por exemplo,” complementa o patinador.  

Já Heloísa contou que essa vitória significa muito para ambos, já que é a recompensa pelo esforço e dedicação nos treinos durante todo o período preparatório para as competições. "Nos dá ânimo para nos aprimorarmos cada vez mais e a buscar mais medalhas. Agora, o foco é montar as coreografias para o ano que vem e treinar muito, pois a próxima competição oficial já deve acontecer em fevereiro," relatou a medalhista.

Na modalidade Dupla de Dança, os atletas precisam realizar duas apresentações, em dois dias diferentes, sendo uma delas denominada “Style Dance” e a outra “Free Dance”. Há uma comissão de jurados que fazem a avaliação e pontuação das apresentações. O vencedor é o que atinge a maior nota no somatório das apresentações.

Saiba mais sobre os programas 

O Pró-Esporte RS, coordenado pela SEL, atua por meio de duas ferramentas: a Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), com incentivo do ICMS a empresas patrocinadoras de projetos esportivos aprovados; e o Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Feie), realizado por investimentos de forma direta por parte do Estado, via editais. Desde 2021, o programa passou por um processo de democratização, saindo de 14 para mais de 60 modalidades atendidas, ampliando, assim, sua capilaridade e impacto social. 

O ano de 2024 foi histórico para o esporte gaúcho. O governo do Rio Grande do Sul concretizou a inédita versão estadual do Bolsa-Atleta, após projeto elaborado pela Secretaria do Esporte e Lazer (SEL) e que se tornou lei em 2023. O programa se mostrou um dos mais completos e inclusivos do Brasil. Foram beneficiados 490 esportistas entre atletas e treinadores, com a destinação de 50% das bolsas para a categoria esporte educacional e 25% de bônus sobre os valores estipulados ao paradesporto. O investimento foi de R$ 4,5 milhões por meio do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (FEIE).  

 

Secretaria do Esporte e Lazer