Equipe financiada pelo Pró-Esporte coleciona títulos e amplia protagonismo no atletismo gaúcho
Associação Noroeste Runners é a atual vice-campeã geral de atletismo pelo ranking da Faergs
Publicação:
A Associação Noroeste Runners (ANR-Ijuí Atletismo) é um grupo de fomento ao atletismo originado em Ijuí, mas que já está presente em 32 cidades das regiões Noroeste, Alto Jacuí e das Missões do estado. Com financiamento do Programa Pró-Esporte da Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), a ANR tem, atualmente, cerca de 170 crianças e jovens em treinamento em provas de campo e pista.
Em 2024, o financiamento recebido do Pró-Esporte foi de R$ 240 mil, por meio de renúncia fiscal. Com o apoio do estado, a equipe ampliou sua presença pelo RS, com dois Centros de Formação de Atletas em Ijuí e Santo Ângelo, além de núcleos em Ajuricaba, Santa Rosa e Sarandi. A equipe é a atual vice-campeã geral de Atletismo pelo ranking da Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul (Faergs) e atende também atletas com deficiência física e intelectual.
A equipe tem entre seus destaques atletas como Fernanda Sandri Schneider, da Seleção Brasileira sub-18 e sub-20, vice-campeã dos 5km da 39ª Maratona Internacional de Porto Alegre. Com apenas 15 anos, Fernanda foi recém convocada para representar o Brasil no Sul-Americano sub-18, na Argentina. Outra medalhista é Emanueli Maiara Hein, da Seleção Brasileira Juvenil. A corredora acaba de ganhar o ouro nos 2000 metros rasos dos Jogos Escolares Brasileiros.
A ANR conta ainda com Patrick Hermes, líder do ranking brasileiro sub-23 nos 10 mil metros rasos. O fundista reside em Santa Cruz do Sul e trabalha numa lavoura de tabaco. Para ir à competição na qual foi campeão, ele encarou 24 horas de ônibus até São Paulo. Patrick é treinado pelo cubano Lázaro Velazques e chamou a atenção da marca Adidas do Brasil, que deve patrociná-lo em breve.
O Programa Pró-Esporte RS da Secretaria do Esporte e Lazer promove o financiamento de projetos que fomentam as práticas desportivas e paradesportivas e que desenvolvem o esporte em suas diversas áreas de manifestação e modalidades, na forma de benefício fiscal. O assessor técnico do Departamento de Fomento da SEL, Rogério Cruz, visitou a sede da ANR no dia 18 de outubro a fim de verificar o andamento do projeto.