Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Esporte e Lazer

Início do conteúdo

Cete recebe finais do Campeonato Gaúcho de Câmbio e Basquete Relógio neste fim de semana

Cerca de 600 atletas acima de 50 anos são esperados na competição, que tem apoio da Secretaria do Esporte e Lazer

Publicação:

Campeonatos de câmbio e basquete relógio
Campeonatos de câmbio e basquete relógio - Foto: Divulgação FGJAI
Por Mariana Xavier

Acontecem neste fim de semana (28 e 29 de outubro) as finais do Campeonato Gaúcho de Câmbio e Basquete Relógio, no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), em Porto Alegre.

O Campeonato é organizado pela Federação Gaúcha de Jogos Adaptados para Idosos (FGJAI) e tem apoio da Secretaria do Esporte e Lazer, que oferece o ginásio poliesportivo do Cete para a competição, bem como a confecção das medalhas e troféus para os campeões. Serão distribuídas 192 medalhas para os vencedores das três categorias do câmbio e os do basquete relógio, bem como troféus especialmente confeccionados para a competição. Cerca de 600 atletas acima de 50 anos são esperados.

O câmbio é uma modalidade esportiva adaptada do vôlei e foi criada aqui no Rio Grande do Sul na década de 1990. O esporte utiliza a mesma quadra, rede e bola do voleibol. No câmbio, no entanto, cada equipe é formada por nove jogadores, que podem ser do mesmo sexo ou time misto. No caso de equipes mistas, é necessário que os times tenham três jogadores do sexo masculino e seis do sexo feminino. O jogo tem dois tempos, com duração de 15 minutos ou até que a primeira equipe atinja 15 pontos, o que ocorrer primeiro. O objetivo é o mesmo do vôlei: fazer com que a bola toque a quadra adversária. 

São três categorias na competição separadas por idade: Master (acima de 50 anos), Sênior (acima de 60) e Supersênior (acima de 70 anos de idade). 

Já o basquete relógio é uma modalidade adaptada do basquete, jogada por duas equipes de nove jogadores cada. O objetivo de cada equipe é o de marcar a maior pontuação na sua cesta no tempo de 10 minutos. A vencedora do jogo é a equipe que fizer o maior número de pontos ao final do tempo de jogo.   

O Campeonato de Câmbio já ocorreu em seis etapas regionais (Porto Alegre, Pelotas, Santa Rosa, São Leopoldo, Salvador das Missões e Capão da Canoa). Para as finais, concorrem 36 equipes, 12 em cada categoria, somando mais de 500 atletas. O basquete relógio será disputado em categoria única, sem classificatórias.  

FINAIS DO CAMPEONATO GAÚCHO
DE CÂMBIO E BASQUETE RELÓGIO
 
Data: 28 e 29 de outubro 
Local: Cete – Centro Estadual de Treinamento Esportivo
Rua
 Gonçalves Dias 700 - Porto Alegre 
Horário: das 8h às 18h 

Secretaria do Esporte e Lazer