Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Esporte e Lazer

Início do conteúdo

Institucional

A história do Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE) começou em 1963, com a desapropriação de uma grande área localizada no bairro Menino Deus em Porto Alegre.

No local o Governo do Estado criou um centro ligado à Secretaria de Educação, que disponibilizou a prática de diversas modalidades esportivas à comunidade, por meio de escolinhas.

Entendendo como uma das principais causas da exclusão de crianças e adolescentes dos meios esportivos a diminuição de espaços e políticas públicas de promoção do esporte, o CETE passa, também, a ser prioridade dentro de uma política qualificada para o Esporte de Rendimento, Educacional, Participativo e para o Lazer.

Tendo como marco referencial a elaboração de um programa de base, voltado para a iniciação e nível intermediário das modalidades disponíveis, visando à percepção de futuros talentos, constata-se hoje que o CETE é um local para a prática de esportes e atividades físicas, o que possibilita a utilização de um modelo metodológico visando o pleno desenvolvimento de crianças e jovens, para o esporte e acima de tudo para o exercício da cidadania.

Secretaria do Esporte e Lazer