Programa Pró-Esporte RS bate novos recordes na última janela; veja números
Foram 610 projetos inscritos, o maior valor absoluto desde o início do programa
Publicação:

O Pró-Esporte RS - Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo do Estado sob administração da Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), obteve novo recorde em seus índices na mais recente janela de inscrições do segundo semestre de 2023. Foram 610 projetos inscritos, o maior valor absoluto desde o início do programa. Em relação a maior janela anterior, houve um aumento de 41%.
Outro recorde foi a quantidade de modalidades esportivas beneficiadas, ultrapassando 50 modalidades, com projetos esportivos em novas áreas antes pouco ou não exploradas, como hipismo, ginástica rítmica e escalada, dentre muitos outros. É importante ressaltar também que essa janela atual do Pró-Esporte foi a única do ano a receber projetos relativos à infraestrutura, tanto para construção quanto para reformas.
O valor total pleiteado pelos projetos na segunda janela de 2023 soma mais de R$ 148 milhões, com o valor financiado pelo Pró-Esporte passando de de R$118 milhões. O próximo passo é a aprovação dos projetos dessa janela. Clique na galeria e veja todos os números:
Crescimento de 600%
Desde 2021, no início da gestão do secretário Danrlei de Deus, o Pró-Esporte RS registra um crescimento de 600%. O programa atingiu um novo patamar, ao executar, pela primeira vez na história, 100% do valor destinado. Comparando a média anual desse período com os anos anteriores, houve evolução em todos os quesitos: de 14 para mais de 50 modalidades, de 132 para 950 projetos inscrito e de 83 para 380 projetos aprovados.
O que é o Pró-Esporte RS
O Pró-Esporte RS visa promover a aplicação de seus recursos financeiros em projetos de fomento às práticas desportivas e paradesportivas e ao desenvolvimento do esporte em suas diversas áreas de manifestação e modalidades, na forma de benefício fiscal. Todos os projetos inscritos passam pela Câmara Técnica do Pró-Esporte RS, que é um colegiado responsável pelo julgamento do mérito dos projetos esportivos regidos por seu Regimento Interno.
O programa é dividido em dois mecanismos de fomento. Pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) e pelo Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Feie), ambos realizados por meio de incentivo do ICMS às empresas patrocinadoras de projetos esportivos.