Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Esporte e Lazer

Início do conteúdo

Secretário Danrlei de Deus recebe atleta transplantada Liege Gautério

Publicação:

Liege Gautério e Secretário Danrlei
Liege (E) ao lado do secretário Danrlei de Deus - Foto: Chico Santana/SEL

O Secretário Danrlei de Deus recebeu, nesta terça-feira (21), a responsável pelo Projeto SemexeTX, a atleta Liege Gautério. Fundado em 2020, o projeto objetiva incentivar os transplantados a praticarem exercícios. Na reunião foram tratados temas como visibilidade do esporte para transplantados por meio de eventos específicos.

Liege Gautério fundou o SemexeTX após transplante de pulmão, 11 anos atrás. “Sempre fiz exercícios desde pequena. Em função desse estilo de vida, a minha recuperação pós-transplante foi excelente. Como sou profissional de educação física, percebi a importância da profissão para conscientizar o público transplantado sobre o tema. Foi após o transplante que me tornei atleta na modalidade atletismo”, relatou.

A atleta conquistou o título de bicampeã mundial nos 100 metros rasos, em 2015, na Argentina e em 2017 na Espanha. Também ganhou a medalha de bronze na modalidade em 2019 na Inglaterra. E, de 15 a 22 de abril de 2023, irá participar dos Jogos Mundiais para Transplantados na Austrália.

Informações sobre o Projeto SemexeTX podem ser obtidas pelos canais digitais no instagram: @liegegauterio @semexetx ou pelo Whatsapp (51) 994849889

Secretaria do Esporte e Lazer