SEL realiza a conferência regional do esporte e lazer em Pelotas

Conferência Regional em Pelotas
Conferência Regional em Pelotas - Foto: Chico Santana

Discutir com a comunidade riograndense as formas de planejamento, organização e execução de diretrizes das políticas públicas municipais e estadual do RS para o segmento esportivo é o objetivo da Conferência Estadual do Esporte e Lazer. A iniciativa da Secretaria do Esporte e Lazer (SEL) sugere que antes aconteçam as conferências regionais que irão propor as demandas locais na área esportiva. Dentro dessa proposta, nesta sexta-feira (09), aconteceu a Conferência Regional em Pelotas, com a presença do titular da SEL, Danrlei de Deus, e da prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas.

Durante o encontro, Danrlei disse que as conferências regionais e a estadual vão viabilizar a formatação do Plano Estadual do Esporte e Lazer. “Com esses encontros que vão acontecer em diferentes polos do Estado, poderemos ter a visão e as ideias do maior número de entes esportivos do RS. O que vai nos permitir finalizar Plano Estadual do Esporte e Lazer, um legado para os próximos dez anos, que tem como objetivo promover a inclusão social por meio da prática de esportes, a partir de diretrizes claras, estabelecidas em uma política estadual que valorize o tema desde a educação de base até o esporte de alto rendimento, em melhorias nas infraestruturas dos municípios e na formação e qualificação de professores e futuros atletas”. ressaltou o secretário.

Paula lembrou que o segmento esportivo foi muito atingido pela pandemia. “Imagino as dificuldades que o esporte vem passando e o importante de termos como parceiro o governo do Estado, que está olhando para os municípios, na questão de fazer uma política pública para os municípios. E essa semana nós recebemos um recurso extremamente significativo como o ICMS da Ceee”, destacou a prefeita.

O titular da SEL finalizou o encontro dizendo que: “a construção do Plano Estadual do Esporte e Lazer vai ser viabilizada por meio do diálogo com todos os municípios gaúchos e entes esportivos. Vamos dialogar com o CREF, vamos trabalhar em parceria com a FADERS, com os clubes e todas as entidades ligadas ao esporte. Nosso intuito é deixar um legado para os próximos dez anos, concluiu Danrlei.

As datas sugeridas pela SEL para as próximas conferências regionais são as seguintes: Caxias do Sul (16/07), Capão da Canoa (21/07), Uruguaiana (30/07), Santana do Livramento (31/07), Santa Cruz do Sul (04/08), Passo Fundo e Erechim (06/08), Santa Maria (11/08), Ijuí ( 13/08) e Porto Alegre (18/08).